Por Juliana Fernandes
Estamos vivenciando um período em que as empresas são cada vez mais exigidas, por parte de seu público, a adotarem as práticas da Responsabilidade Social. Isso é decorrente da conscientização e do questionamento das pessoas, que vêm ficando cada vez mais interessadas em qualidade de vida do que em consumo desenfreado.
Uma brevíssima conceituação sobre Responsabilidade Social diz que ela é: o posicionamento ético que visa contribuir para o estabelecimento de uma sociedade com melhores condições de vida, beneficiada pelo desenvolvimento social, ambiental e econômico.
Esse conceito provocou profundas mudanças no modo comportamental de muitas organizações, que, agora, precisam participar ativamente desse “movimento” para a manutenção de sua imagem perante seus stakeholders. Do contrário, elas estariam fora de uma parte do mercado que, hoje, colhe os frutos por adotar políticas e comportamentos que já são esperados pela sociedade.
O profissional de Relações Públicas deve cuidar para que a empresa tome uma postura coerente diante de todo o contexto da Responsabilidade Social. Ele deve inserir a organização em uma cultura ética-social, por meio da criação de uma política de cidadania interna e externa. Somente após a empresa construir uma filosofia social interna, é que ela está apta para prosseguir com outras ações de responsabilidade social para o público externo.
O RP dispõe de ferramentas que, se usadas estrategicamente, são ideais para comunicar esse novo posicionamento para os públicos da empresa.
Como sugestão para a divulgação de um programa social, o profissional de Relações Públicas pode usar também os conceitos e estratégias presentes no marketing social. Assim ele irá contribuir para a promoção da empresa ao divulgar notícias e informações sobre a organização e sua atuação na sociedade, buscando a legitimação e o reconhecimento, além de consolidar uma imagem positiva frente à opinião pública.
Oi Juliana
ResponderExcluirAs empresas demoraram muito para perceber a importância da Responsabilidade Social e como esse deve ser um conceito inerente à qualquer organização.
A idéia de progresso do século XIX foi responsável pelo enorme dano causado ao ambiente e agora estamos buscando uma solução para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Disso depende a sobrevivência humana, arrisco.
Espero viver para assistir políticas sociais e ambientais integradas aos objetivos das empresas. Ainda há de chegar o momento no qual uma empresa não sustentável seja enquadrada como criminosa.
Charles Nisz
Sucesso no blog de vocês, que ele sirva de instrumento de divulgação e de compartilhamento de ideias. Grande abraço, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)
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